Glauco Diniz Duarte Tbic – o que é energia não renovavel exemplos
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, energia não renovável é a energia produzida a partir de combustíveis que não podem ser substituídos ou levam muito tempo para que isso aconteça. São exemplos de energia não renováveis a energia termoelétrica e a energia nuclear (urânio).
Dá-se o nome de energia não-renovável ao recurso energético que não pode ser regenerado pelo ser humano ou pela natureza num tempo considerado hábil para sua reutilização.
Os principais e mais utilizados recursos não renováveis são o petróleo, o carvão e o gás natural, derivados fósseis e que se esgotarão um dia.
O urânio (energia nuclear) também é outro exemplo entre as energias não renováveis, até mais barato que o combustível fóssil, porém seu manuseio e utilização requer muito cuidado, pois apresenta grande risco para o ser humano, já que pode causar contaminação e levar a várias doenças, podendo ser letal.
É famoso o caso do desastre nucelar ocorrido em Chernobyl, na Ucrânia (na época sob jurisdição da União Soviética), em 1986 e que tornou o local e os arredores inúteis para a habitação saudável por pelo menos um século, além de refletir na saúde até mesmo dos nascidos anos depois do acidente.
Vantagens e Desvantagens da Energia Não-Renovável
As energias não-renováveis são as mais utilizadas atualmente, porém apresentam vantagens e desvantagens. Sendo prós:
Familiaridade: são utilizadas há muito tempo e por isso o ser humano já sabe lidar com elas e construir a infra-estrutura necessária para seu aproveitamento.
Geração de empregos e possibilidade de carreiras na área.
Alto rendimento energético e custo mais barato que o das energias renováveis.
São pontos contra:
O principal fato de não serem renováveis, ou seja, um dia irão se extinguir.
São mais poluidoras e por isso são conhecidas também como um tipo de “energia suja”.
Causam grandes impactos e sérias interferências ambientais, agravam o efeito estufa, liberam gases nocivos na atmosfera, como o dióxido de carbono e podem ocasionar acidentes nucleares.
Energia renovável
Na energia renovável são utilizados combustíveis naturais que não se esgotam, por isso são opções melhores para impactos menores no meio ambiente. São exemplos de energias renováveis: a energia solar, a eólica, as hidrelétricas e a biomassa.
Apesar de sua grande vantagem, tratam-se de recursos com custos mais altos, o que explica sua utilização em países com maior desenvolvimento e poder econômico maior. A China lidera o ranking de países que mais investem em energias renováveis no mundo.
Em contrapartida, por esse mesmo motivo econômico, países mais pobres e em desenvolvimento acabam optando pela energia não renovável.