Glauco Diniz Duarte Tbic – porque investir em energia renovavel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, aquecimento global, emissão de gases poluentes na atmosfera e efeito estufa são conceitos discutidos na última década. E junto a eles, surgiu a discussão sobre a troca de combustíveis fósseis como fontes de energia para investir em energia renovável limpa.
Eduardo Machado Silva Filho comenta que a energia renovável é aquela obtida por fontes que estão disponíveis para utilização e não se esgotam com o tempo, como as marés, águas, radiações solares, vento e o calor da Terra. Ou seja, são elementos limpos que não causam grandes impactos ao meio ambiente.
Em relação aos tipos de energia renováveis, temos, por exemplo, a hidrelétrica, solar, oceânica, geotérmica, biomassa e eólica. Abordaremos abaixo, como cada uma funciona.
Quais os tipos de energia renováveis?
-
Hidrelétricas
A energia hidrelétrica se refere ao aproveitamento da energia cinética contida nas massas de águas para promover a rotação das pás de turbinas da usina hidrelétrica, e transformá-la em energia elétrica.
-
Oceânica
Esse tipo de energia pode ser gerada de duas formas, seja pela diferença de altura entre marés baixa e alta, a maremotriz, ou mesmo pelo aproveitamento das ondas, a ondomotriz.
-
Eólica
Nesse tipo de energia ocorre a transformação da energia cinética contida nos ventos em energia mecânica ou elétrica. A conversão é feita por meio de aerogeradores, aqueles grandes moinhos, que ficam se movimentando com a força dos ventos.
-
Geotérmica
É o nome dado a energia gerada a partir das ondas de calor da Terra.
-
Solar
É a energia gerada a partir da captação de radiação solar por placas fotovoltaicas e transformada em energia elétrica ou térmica.
-
Biomassa
Antes de mais nada, vamos relembrar que biomassa se refere a matéria orgânica, derivada de animais ou plantas. E quando acontece a geração de energia por meio da conversão da biomassa em combustível, temos a bioenergia. Se utilizada de maneira sustentável, a biomassa pode ser uma grande fonte de energia renovável.
Por que investir em energia renovável?
Agora que entendemos o conceito de energia renovável e quais suas fontes, podemos compreender porque devemos investir em energia renovável.
5 ótimos motivos para investir em energia renovável
1 – Sustentabilidade
O primeiro motivo para se investir nas fontes limpas já foram citados aqui neste texto, contudo, ele é de tamanha importância que o abordaremos novamente. As energias renováveis são fontes sustentáveis e corretas ecologicamente. Mas, como assim? Calma que explicaremos melhor!
Ao analisarmos o cenário mundial, observamos que as principais fontes energéticas vêm de recursos não renováveis, que acabam se perdendo com o tempo e, além disso emitem gases poluentes na atmosfera e contribuem com o aquecimento global. Já as renováveis não se esgotam com o tempo e não agridem a natureza.
Outro fator que vem contribuindo, de acordo com Eduardo Machado Silva Filho, com o quesito sustentabilidade é que no caso da energia solar, por exemplo, os equipamentos utilizados podem ser reciclados. Além disso, vivemos agora numa “era verde”, em que há uma preocupação cada vez maior com o meio ambiente, e ao optar por energias renováveis, você investidor fica na frente de seus principais concorrentes no quesito educação ambiental.
2 – Redução de gastos
“Investir em energia renovável é investir no seu bolso!”, diz Eduardo Machado Silva Filho. Vamos ao exemplo da energia solar. Ao instalar placas fotovoltaicas em sua empresa, você pode reduzir o valor da conta de luz em até 95%. E acredita que ainda pode ser melhor? Essa tecnologia precisa de uma manutenção mínima, pelo menos uma vez ao ano.
Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, duas energias renováveis, a eólica e a solar tem se tornado bem atrativas comercialmente devido ao seu valor. Em 2007, no caso da energia solar fotovoltaica, o preço/megawatt/hora era de 600 dólares. Dez anos depois esse valor caiu para 100 dólares (mesmo preço do carvão, uma fonte não renovável).
3 – Ótimo ROI
Instalar painéis fotovoltaicos e implantar um sistema energético solar, por exemplo, pode até apresentar um custo inicial alto, entretanto o investimento que fez, em breve, será revertido em lucro para o seu bolso. Isso porque dá pagar a instalação em até 6 anos, enquanto a vida útil dos materiais utilizados é de 25 anos.
4 – Prioridade de financiamento pelo BNDES
Empresas que buscarem por recursos para projetos de energia solar terão prioridade nos financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES. A instituição poderá financiar até 80% do investimento.
O BNDES também aumentou sua participação nos investimentos de outras energias alternativas como a eólica e biomassa.
5 – Criação de novas tecnologias e desenvolvimento econômico
Segundo Eduardo Machado Silva Filho, à medida que as fontes renováveis são reconhecidas como ecologicamente corretas e sustentáveis, é necessário criar e estudar novas tecnologias para que a energia renovável possa ser convertida em outros tipos de energia, como a elétrica.
Investir em energia renovável é garantir a geração de empregos, principalmente em países como o Brasil onde a matriz energética é composta em sua maioria por fontes renováveis. Investir em energia renovável é ainda na geração de eletricidade para locais remotos, o que possibilita um desenvolvimento econômico para a sociedade como um todo.