Glauco Diniz Duarte Tbic – porque energia solar é renovavel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, atualmente, o que mais tem se falado no mundo são como energias renováveis, energias alternativas, limpas e livre de poluição podem ajudar na diminuição de poluição.
Mas muitas dúvidas surgem quando o assunto está relacionado a diferença entre elas, se realmente não geram nenhum tipo de poluição ao planeta e se vale a pena investir nesse mercado.
Em contra partida é necessário entender como de fato elas funcionam e se realmente os benefícios são reais.
Energia renovável
Para que uma energia seja definida como renovável, ela precisa ser gerada por uma fonte natural.
Isto significa que ela pode ser renovada a curto ou médio prazo, se formando naturalmente, sendo “renovável”, sustentável.
Energia alternativa
A energia alternativa não deve ser necessariamente uma energia renovável. Isso se deve ao fato de ser alternativa, ou seja, de ser menos invasiva ao meio ambiente.
Por exemplo, ao invés de utilizar a gasolina, o carvão poderia ser uma alternativa. Não é uma energia renovável, porém é uma energia “alternativa”, onde ocorre a diminuição da poluição com relação a sua utilização.
A diferença entre a energia alternativa e a energia renovável é que uma é finita e causa impacto, ainda que menor, ao meio ambiente.
A outra é infinita e não causa impacto, fazendo com que o meio ambiente fique de certa forma livre de poluição.
Por isso é importante sempre procurar por fontes renováveis e também alternativas para contribuir de forma positiva ao meio ambiente.
Elas podem diminuir ou anular a poluição conforme a escolhe por utilização. Por isso estão tão em evidência atualmente.
Energia solar
A energia solar é uma das opções de energia renovável. Isso porque o sol é a fonte principal de extração, inesgotável e infinita.
A utilização da energia solar está cada vez mais se expandindo por todo o mundo. Sua instalação é fácil, sua economia é certa, além dos muitos outros benefícios ao ser utilizada.