Glauco Diniz Duarte Tbic – porque painel solar é caro
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, é provável que você esteja vendo constantemente alguma notícia sobre energia solar fotovoltaica ou algum colega comentando a respeito de seus benefícios. Mas também já pode ter passado por sua cabeça o seguinte pensamento: “será mesmo que ela vale tanto a pena assim?”.
A resposta é “sim”. Além de trazer economia e retorno total do investimento em cerca de 5 anos a energia solar é limpa e renovável contribuindo significativamente para a sustentabilidade do planeta.
Para ajudá-lo a entender essa questão, colocamos abaixo alguns pontos importantes sobre um sistema de energia elétrica solar fotovoltaica. Assim, você terá mais informações à mão no momento de tomar sua decisão.
Como o sistema de energia elétrica solar funciona?
Os painéis solares captam a luz solar através de células fotovoltaicas e a transformam em energia elétrica de corrente contínua. Depois o inversor converte a energia contínua para corrente alternada que é o formato utilizado em nossas tomadas.
Quais benefícios eu tenho ao instalar um sistema de energia elétrica solar?
Muitos. Entre eles, estão: com um investimento melhor do que renda fixa, você tem uma redução de até 95% da sua conta de luz; valorização do seu imóvel em cerca de 8%; planejamento em longo prazo dos gastos com energia; saber que você utiliza uma tecnologia inovadora que não agride o planeta e colabora com a preservação do meio ambiente; redução da produção de gases poluentes que causam o efeito estufa; retorno total do investimento em cerca de 5 anos, entre outros.
A manutenção do sistema de energia solar é cara?
Não, pelo contrário, muito barata. Basta uma limpeza simples nas suas placas se elas ficarem muito sujas. Até mesmo a chuva já poderá se encarregar dessa limpeza na maioria das vezes.
Os painéis solares são resistentes ao granizo?
Hoje em dia os painéis solares fotovoltaicos de alta qualidade, geralmente vêm equipados com vidro temperado de 3,2 mm para proteger as células fotovoltaicas que ficam embaixo. Em condições específicas de teste estes painéis podem suportar chuva de granizo nas mais diversas formas possíveis.
Neste caso, os painéis podem suportar pedras de gelo (granizo) que são atiradas a mais de 400 km por hora. Para colocar isso em perspectiva: Os painéis solares fabricados dentro das normas internacionais (IEC61215) podem suportar pedras de granizo de 35 mm viajando a 100 km por hora.
Em outras palavras, o dano aos painéis solares por chuva de granizo é extremamente raro. Além do mais, os painéis solares não costumam ter impactos diretos durante a chuva de granizo devido aos ângulos inclinados dos telhados padrão onde eles são instalados, desta forma reduz-se ainda mais a possibilidade de danos por granizo.
Quantos dias são necessários para instalar o sistema fotovoltaico na minha casa?
Em média apenas 5 dias é possível realizar a instalação (dependendo do tamanho do sistema).
Eu posso instalar um sistema de energia solar com baterias e dar adeus à distribuidora?
Pode isso se chama “sistema de energia solar autônomo ou Isolado”, mas isso vai custar bem caro e tem que ser muito bem planejado. Se você calcular um sistema “pequeno” demais correrá o risco de ficar sem energia na sua casa. Além disso, as baterias vão precisar de manutenção ao longo dos 25-30 anos de vida do seu gerador solar. Por isso, converse com os engenheiros da Ray Solar Brasil para ter a melhor orientação a respeito.
O sistema de energia solar faz barulho?
Não, ele não gera nenhum barulho.
Eu posso ligar somente o meu ar-condicionado ou geladeira com energia solar?
O sistema de energia solar é, normalmente, conectado no seu quadro de luz. Dessa forma a energia que os painéis produzem é usada na casa toda (para tudo o que estiver conectado na tomada de sua casa ou empresa).
Como o sistema de energia solar funciona a noite?
Ele não funciona de noite. Você produz energia durante o dia e se gerar mais do que está consumindo, esta energia vai para a rede da distribuidora gerando créditos de energia que serão usados para abater o seu consumo da noite
Eu consigo “zerar” a minha conta de luz com um sistema de energia solar fotovoltaica conectado na rede?
Não, infelizmente a maioria das distribuidoras de energia irá cobrar um mínimo para estar conectado na rede e, além disso, tem a taxa de iluminação pública que é cobrado na conta também. Mas você consegue reduzir em até 95% o que você paga na conta de luz.
Se até o fim do mês eu produzir mais energia do que eu consumi eu posso vender este excedente para a distribuidora?
De acordo com a resolução 687/15 da Aneel, se você produzir mais energia do que consumiu esta energia excedente vai virar um crédito para você e esses créditos têm 60 meses de validade contando do mês que foi criado. Ou seja, quando for calcular o tamanho do seu sistema fotovoltaico calcule para que ele não produza por ano mais energia do que você normalmente consome.
E se houver um racionamento de energia? O sistema de energia solar me ajuda?
Sim. Em 2001, quando tivemos a primeira crise de energia, o governo estabeleceu um limite máximo de consumo para as residências e quem ultrapassasse pagava multa. Se você tem um gerador de energia solar você produz a sua energia e não paga multa se houver racionamento de novo.
Quantos anos duram um sistema de energia solar fotovoltaica?
O sistema como um todo, se bem cuidado e composto por equipamentos de qualidade, deve durar 25 anos ou mais.
Após os 25 anos do sistema FV o que acontece? Ele perde totalmente a utilidade ou continuará funcionando com uma eficiência mais baixa?
Após os 25 anos ele continua funcionando. Provavelmente produzindo 20% menos energia do que no primeiro dia que você comprou (a vida útil dos painéis pode chegar a 50 anos se for bem feito). Eles têm uma degradação natural onde eles perdem, em média, 0,7% de sua eficiência por ano. A garantia padrão dos bons fabricantes é de uma perda máxima de 20% em 25 anos.