Glauco Diniz Duarte Tbic – porque usar painel solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, os custos operacionais da agricultura e da horticultura podem ser altos, e atender a essas despesas podem ser difíceis. As estratégias solares podem ajudar os agricultores a reduzir seus custos e melhorar sua eficiência e autoconfiança.
Neste artigo, vamos apresentar as vantagens da utilização de energia solar na agricultura e como implementar essa solução. Quer entender mais? Então continue a leitura para conferir!
Como funciona um sistema baseado em energia solar?
A energia solar pode ser a chave para reduzir os custos de produção de qualquer operação agrícola ou hortícola.
Laticínios, avicultura ou criação de ovinos, grãos em crescimento ou outras culturas — todo tipo de fazenda, incluindo vinhedos, pomares e outras operações especializadas — envolvem muitas práticas intensivas em energia. Usar a energia solar nesse contexto faz sentido como uma solução prática para reduzir o uso e a despesa com energia agrícola.
Dezenas de opções de alta tecnologia estão disponíveis hoje para o uso de sistemas fotovoltaicos na agricultura e horticultura. As técnicas solares passivas, como organizar as linhas de plantio e projetar ou atualizar os edifícios para aproveitar a luz do sol, custam pouco no geral, mas oferecem a capacidade de aumentar a produtividade de uma fazenda.
Os sistemas de painéis fotovoltaicos podem aproveitar a energia do sol para bombear água para irrigar plantações e alimentar máquinas e equipamentos agrícolas. As tecnologias solares também podem ser efetivamente usadas para fornecer luz, calor e ventilação aos edifícios da fazenda e dos rebanhos.
Quais são os custos de instalação e manutenção?
A criação de uma fazenda solar pode ser financeiramente compensadora. É bom para o planeta também, especialmente porque é perceptível quanto dano o carvão e o gás estão causando ao meio ambiente.
No entanto, ninguém pode dizer que é fácil e, além disso, os custos da exploração solar podem ser elevados, tanto durante a instalação inicial quanto para pagar pela manutenção em curso.
As fazendas solares têm sido particularmente favorecidas pelos agricultores aráveis que buscam diversificar e gerar novos fluxos de renda a partir da terra. Entretanto, os custos de instalação de uma fazenda solar podem ser substanciais.
Há duas opções: é possível financiar a instalação dos painéis com um empréstimo ou criar um grupo cooperativo e permitir que os membros da comunidade invistam e se beneficiem do esquema. Isso está provando ser uma das opções mais populares e as comunidades que a escolhem estão tendo um bom retorno dos seus investimentos.
Com uma cooperativa comunitária, cada membro é convidado a comprar ações da empresa, com fundos destinados à instalação e ao funcionamento da fazenda. Um bom exemplo desse tipo de empresa baseada na comunidade é a fazenda Westmill Solar, que tem mais de 1.600 membros que investiram no projeto.
As células fotovoltaicas têm uma vida útil finita e precisarão ser substituídas após cerca de 30 a 40 anos. Para garantir a obtenção do melhor retorno, será necessário calcular “consumíveis”, como os painéis, para os custos da exploração solar.
Como funciona a instalação?
Avanços recentes na tecnologia solar e quedas nos preços de instalação fizeram com que o uso global de energia solar continuasse a crescer significativamente. A energia solar na agricultura tem crescido, uma vez que os agricultores têm investido em tecnologia econômica e sustentável.
A energia solar é mais comumente usada para gerar eletricidade e aquecer a água, embora, se usada corretamente, a energia do sol possa ser aproveitada para suprir muitas funções úteis em toda a fazenda.
Quais são as vantagens da utilização de energia solar no campo?
A tecnologia solar oferece aos agricultores uma oportunidade para estabilizar seus custos de energia. Algumas estratégias solares envolvem um investimento inicial, mas quando esses custos são recuperados, o combustível é livre.
Isso permite que os agricultores façam o orçamento de maneira mais eficiente e economizem dinheiro, já que podem evitar as altas (e imprevisíveis) despesas das fontes municipais de energia.
Os sistemas fotovoltaicos também exigem muito menos manutenção do que outras fontes tradicionais de energia agrícola e são muito eficientes. Os viveiros em estufa, por exemplo, permitem o crescimento das culturas durante todo o ano. Painéis fotovoltaicos também podem secar culturas mais rapidamente e uniformemente do que outros métodos.
Além disso, os coletores solares podem reduzir os custos quando são usados em operações com laticínios e gado, já que a energia do sol pode alimentar aquecedores de água e outros equipamentos necessários.
Confira, a seguir, outros benefícios do uso da energia solar.
Garantia de autonomia ao produtor
Técnicas de energia solar em operações agrícolas permitem que os agricultores se tornem menos dependentes da rede elétrica. Muitas fazendas são capazes de gerar energia suficiente por meio de estratégias alternativas para permanecer completamente fora da rede — o que pode ser particularmente útil para aqueles em locais remotos, onde a instalação de novas linhas de serviço público pode ser problemática e cara.
A energia solar é previsível, o que significa que as fazendas não precisam se preocupar com possíveis quedas de energia. Isso é especialmente verdadeiro se as fazendas tiverem armazenamento de bateria suficiente para a energia coletada.
Para complementar o armazenamento da bateria e ajudar a garantir a independência da rede elétrica, as operações da fazenda podem usar geradores de reserva alimentados por energia eólica, gás ou diesel.
Mais em conta que os combustíveis fósseis
Em muitas fazendas grandes, a energia solar é, na verdade, muito mais barata que o combustível fóssil — o que acontece por várias razões. Apesar de a instalação custar mais, a instalação da energia solar vale a pena.
Não à toa, ela tem uma demanda crescente, pois muitos já sabem que a energia solar reduz a conta de energia elétrica. No entanto, algumas pessoas ainda desconhecem quão rentável a energia renovável pode ser.
As empresas de eletricidade cobram mais durante o dia ou quando está mais quente. Com a energia solar, é possível evitar esses custos extenuantes, mantendo a fazenda com menos. Além disso, a energia solar evita picos de eletricidade ou horários em que a eletricidade é consumida de uma só vez.