Glauco Diniz Duarte Tbic – qual a diferença entre energia solar e eolica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia solar térmica utiliza o calor do sol para transformação em energia térmica.
Ou seja, o calor do sol aquece um meio fluido (geralmente água circulada). Este sistema de aquecimento é o mais difundido do Brasil!
Ao contrário da energia fotovoltaica, os sistemas de energia solar térmica não geram eletricidade.
Esta água aquecida é aproveitada para aquecimento (chuveiros, torneiras, uso em piscinas ou processos industriais).
O aquecedor solar é composto de um sistema de coletores solares (placas ou tubos) e o reservatório térmico (boiler).
É por meio dos coletores que a radiação solar é captada aquecendo a água que circula pelas tubulações dos coletores.
Então, a água que até então estava fria, atinge uma temperatura elevada e é armazenada em um reservatório térmico, que pode ser o boiler (ou uma piscina quando for o caso).
E se estiver chovendo?
Você ainda consegue aquecer sua água!
Os aquecedores solares apresentam também resistência elétrica ou aquecedor a gás para auxiliar e atingir a temperatura que você precisa!
A energia solar térmica não se limita apenas para residências ou locais pequenos. Existem as plantas solares térmicas, elas são chamadas de usinas termoelétricas heliotérmicas ou de concentração solar (Concentrated Solar Power – CSP).
Nelas, existe um sistema de armazenamento de energia térmica em um tanque de acumulação para o uso posterior.
Aquecimento solar convencional x Aquecimento piscinas
Existe uma pequena diferença nos tipos de aquecimento solar: aquecimento solar convencional e aquecimento solar para piscina. Vamos falar sobre elas.
Aquecimento solar convencional
O aquecedor solar convencional (para residências, comércios e indústrias) utiliza o mecanismo do boiler (reservatório térmico). O sistema pode funcionar por termossifão ou circulação forçada (bombeamento).
O sistema de funcionamento por termossifão é basicamente uma circulação natural em que a água aquecida nos coletores solares tem densidade menor e sobe para o boiler e provoca a circulação da água presente no reservatório para os coletores, formando o fluxo natural de circulação.
Se não é possível posicionar o reservatório acima dos coletores, então o sistema deve funcionar por circulação forçada, necessitando do emprego de uma bomba de circulação, o que gera um maior custo e consumo energético.
O acionamento da bomba deve estar condicionado à controladores diferenciais de temperatura.
Aquecimento Solar para piscinas
A diferença de um aquecimento solar na piscina é a presença de uma bomba de circulação de água. Sendo assim, a própria piscina serve como reservatório térmico.
Entretanto, um dispositivo controlador precisa ser instalado para detectar a diferença de temperatura e acionar a bomba, fazendo circular a água da piscina para os coletores.
Os coletores por vez, absorvem o calor do sol, aquecem a água, retornando assim a água para a piscina.
Energia Fotovoltaica
Os Sistemas Solares Fotovoltaicos geram energia elétrica pela conversão da energia solar, “luz”, por meio do efeito fotovoltaico (módulos fotovoltaicos).
Ou seja, diferente da energia solar térmica que aquece a água, a solar fotovoltaica gera energia elétrica!
As células solares são produzidas com materiais semicondutores (normalmente de silício).
Quando a luz solar incide sobre a superfície da célula, se esta se encontra conectada a uma carga, será produzida uma diferença de potencial nesta carga e, portanto, uma circulação de corrente do terminal positivo ao terminal negativo da célula.
Sendo assim, essa carga é transportada até o inversor solar, responsável por converter a energia elétrica gerada para as características da nossa rede elétrica. Ou seja, a energia gerada pelo painel solar está em corrente contínua (CC) e o inversor tem o papel de converter para corrente alternada (CA) para o consumo.
A energia fotovoltaica pode ser utilizada como geração própria de energia para suprir ou complementar o consumo em uma edificação.
O segredo é o posicionamento dos módulos solares de modo que recebam uma maior radiação solar, sem a interferência de sombras.
Quero colocar na minha casa, qual devo escolher?
Enquanto a energia solar térmica se destina ao aquecimento de fluidos, a fotovoltaica gera energia elétrica, ambas tendo mesma fonte primária: o Sol.
O aquecedor de água com energia solar é uma ótima opção para quem quer economizar energia elétrica (já que os equipamentos resistivos, como por exemplo o chuveiro, são os maiores vilões no consumo de eletricidade) com baixos investimentos e para quem quer vários pontos de uso com água quentinha e aquecida pelo sol.
Apesar de mais cara (comparada à térmica), o principal atrativo para a implementação de energia solar fotovoltaica é o sistema de compensação de energia elétrica (economizar na conta de luz) e os créditos energéticos, criado pela ANEEL através de sua resolução normativa Nº 482, em 2012. Nos meses em que o sistema de geração distribuída gerar mais do que consumir, serão disponibilizados créditos de energia.
Avalie o quanto você irá investir em cada sistema e o quanto irá economizar com a utilização da energia solar, ou seja, qual será o tempo de retorno sobre cada investimento.
Dito isto, ao instalar qualquer sistema de energia solar, você está contribuindo para um mundo mais limpo e sustentável!
Desconto na conta de luz da Cemig!