Glauco Diniz Duarte Tbic – Porque energia solar é cara
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia solar cresce a cada dia. Só em 2019 foram instalados mais de 100 mil sistemas de geração distribuída no Brasil. O alto índice considera a geração de energia elétrica em residências, empresas, indústria, comércio e fazendas. Esses proprietários entenderam os benefícios de mudar para energia solar e já estão reduzindo a fatura de energia.
Os dados comprovam que energia solar é muito vantajosa e vale a pena mesmo. Neste texto, vamos ter a certeza dos principais fatores que estão levando os consumidores a se livrarem da conta de energia cara e finalmente exercerem o direito de economizarem.
Confira abaixo as 7 principais provas que energia solar para residências vale a pena:
1 – Redução do valor na conta de energia
A principal vantagem de colocar energia solar em casa é a redução rápida na conta de energia. Já no primeiro mês após a instalação, a residência gera a própria energia elétrica e a conta de luz cai até 95% em relação ao valor pago anteriormente.
Então, uma conta de energia que custava, por exemplo, R$1.000,00 vai passar a custar menos de R$150,00, que será o valor mínimo cobrado pela distribuidora de energia local para armazenar o que sobra da produção de energia solar em residências.
2 – Maior controle financeiro
O valor que você paga de energia elétrica hoje pode ser transformado em novas oportunidades de investimento, sobretudo em áreas da vida que realmente importam. Ao diminuir até 95% dessa despesa, fica fácil controlar o dinheiro e começar a investir em viagens internacionais, trocar o carro ou em mais lazer com a família.
Além disso, a energia solar para residência proporciona a independência do consumidor, que fica praticamente livre da distribuidora de energia e, com isso, tem de volta seu direito de usar o dinheiro da forma que quiser.
3 – Livre utilização de eletrodomésticos
Normalmente, o sistema fotovoltaico é conectado ao painel de luz da residência. Isso significa que todos os eletrodomésticos são abastecidos completamente, até mesmo aqueles que consomem mais energia elétrica e são vilões na conta do fim do mês, como o chuveiro elétrico, o micro-ondas e o ar-condicionado.
Mesmo à noite, quando o sistema fotovoltaico não tem luz do sol para gerar energia elétrica, os créditos que foram produzidos durante o dia voltam para a residência e abastecem todos os eletrodomésticos.
4 – Bom custo-benefício
A energia solar em residência tem baixo custo quando comparado a vida útil do sistema fotovoltaico. Sabe-se que as placas solares têm durabilidade mínima de 25 anos e que uma manutenção adequada e periódica, pode fazer com que elas durem mais.
Após o pagamento total das parcelas, o consumidor só economiza e garante energia elétrica pelas próximas duas décadas. E, se tiver outros imóveis com a mesma titularidade, será possível compartilhar os créditos excedidos nos outros locais, como empresas ou residências.
5 – Retorno do investimento em curto prazo
O retorno do investimento em energia solar, comumente chamado de “PayBack” pelos especialistas, gira em torno de 3 a 6 anos depois da instalação. O que quer dizer que, em poucos anos, a economia de energia vai equivaler ao preço pago no sistema fotovoltaico.
Quando comparado aos 25 anos de durabilidade do sistema, fica fácil concordar que os 3 a 6 anos de payback são curtos diante dos grandes benefícios da energia solar.
6 – Manutenção simples e barata
Outra grande vantagem em instalar esse sistema avançado de geração de energia é a sua manutenção praticamente inexistente.
As placas solares precisam apenas de aperto de parafusos e limpeza periódica, já que poeira ou outras sujidades atrapalham no desempenho do equipamento.
É recomendada que sejam feitas manutenções semestrais e de preferência com a própria equipe instaladora do sistema fotovoltaico, já que o contato inadequado pode gerar fissuras nas placas solares.
7 – Casa sustentável
Quem não quer ter uma casa gerando energia limpa, gratuita ou que ajuda o meio ambiente? A sustentabilidade é a preocupação mais atual e urgente da sociedade e quem tem condições de sair na frente para adquirir essa tecnologia, deve usá-la o quanto antes.
O sistema fotovoltaico além de descartar o uso de petróleo ou água para geração de energia elétrica, também reduz a emissão de gás carbônico na atmosfera e seus 25 anos de uso não vão produzir poluentes para o planeta.
Agora que você já tem certeza que energia solar vale mesmo a pena e que seu retorno é garantido, o próximo passo vai ser calcular quantas placas solares são ideais para sua casa.
O uso de energias renováveis cresce a cada ano e é claro que o futuro vai ser movido a energia solar.