Glauco Diniz Duarte Tbic – O que é unidade injetora
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, não basta adquirir uma unidade injetora ou injetor de altíssima qualidade, mais do que isso, é preciso tomar alguns cuidados para que tudo funcione perfeitamente.
Então fica atento! Seguindo as dicas abaixo, você aumenta significativamente a durabilidade do sistema de injeção, evita paradas inesperadas e reduz custos com manutenção. CONFIRA abaixo 6 dicas para a unidade injetora da sua máquina não falhar:
1- Limpe bem o local onde a unidade será instalada
Limpe a galeria onde a unidade injetora será alojada. Tire aquele “carvãozinho” que se forma. Para isso, utilize vaselina e desengraxante. Limpar bem esse carvão formado no alojamento é fundamental para evitar erros no seu posicionamento. Tais erro, certamente resultarão em falhas na queima do combustível, reduzindo o desempenho, aumentando o consumo etc.
2- Lubrifique bem
Não economize na lubrificação. Aplique bastante vaselina uniformemente na unidade, especialmente na região dos anéis. Não tenha dó, isso é barato perto dos danos que a falta de lubrificação pode causar. Se possível, além da vaselina, passe também óleo lubrificante, espalhe bem pela área da unidade ou injetor que terá contato com o alojamento. Aliás, é recomendado lubrificar também o alojamento.
3- Instale com cuidado
Primeiramente, tome cuidado para não derrubar ou esbarrar a peça. Manuseie com atenção e lembre-se de manter a ponteira tampada. Dessa forma, você garante que não caia contaminação dentro do cilindro. Destampe-a somente na hora de acondicioná-la no alojamento.
Existem muitos problemas que levam a falhas nas unidades injetoras. É o caso, por exemplo, do combustível de má qualidade ou do óleo hidráulico contaminado. Nessas situações, a unidade pode estar perfeita, mas, inevitavelmente, aos poucos será comprometida por estes problemas. Por isso, além de trocar as peças, é necessário identificar e resolver a causa do problema.
Além disso, acontece muito de o mecânico achar que as falhas são na injeção, mas na verdade são em outras partes do motor e apenas se refletem no sistema de injeção. Por isso, sempre analise a máquina com cuidado. Assim, você não erra no diagnóstico e evita a perda de tempo.
5- Abasteça com combustível de qualidade
A contaminação do diesel é a principal causa de falhas prematuras no sistema de injeção. Por isso, é fundamental abastecer sempre em locais de confiança, onde o diesel fique armazenado corretamente e não fique estocado por muito tempo. Nesse sentido, tome cuidado também com o filtro de óleo e com o filtro separador de água, itens fundamentais para evitar a contaminação do combustível.