Glauco Diniz Duarte Tbic – Como funciona turbo diesel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, um dos grandes desafios para os reparadores de automóveis e oficinas está sendo o reparo no sistema Common Rail, proveniente de defeitos na válvula reguladora de pressão do diesel.
Esta peça de grande importância nos sistemas de injeção eletrônica diesel é conferida por um sensor de pressão e tem a função de regularizar a pressão do combustível dentro do rail, liberando a saída de combustível, caso a pressão se encontre muito elevada.
Uma vez que houver uma falha nesse sistema, o excesso ou a falta de pressão gerada pode causar uma redução da potência do motor e, em alguns casos, pode até prejudicar o seu funcionamento.
No post de hoje, confira alguns segredos para manter a válvula reguladora de pressão do diesel em pleno funcionamento.
Diagnóstico da Unidade de Controle do Motor (UCM)
O correto diagnóstico da UCM pode indicar possíveis defeitos nos sensores de pressão e o excesso ou falta de pressão dentro do rail. Para uma melhor análise do sensor de pressão e da válvula reguladora de pressão do diesel, é necessária a medição do duty cycle do sinal e a tensão enquanto o automóvel estiver em movimento.
Quase 50% dos cortes de rotação e perda repentina do motor são causados por problemas da válvula reguladora.
Um dos defeitos pode estar na mola calibrada, que atua liberando o diesel pressurizado, e se encontra quando a pressão do combustível é excedida, no retorno do rail para o tanque de combustível. Esse fenômeno é comum durante o uso de primeiras marchas.
Com o tempo de uso, esse componente pode começar a apresentar falhas, fazendo com que ela ceda passagem para um combustível de menor pressão, causando a diminuição de potência do motor.
Sendo verificado o problema e feita a troca da mola, o sistema volta a funcionar normalmente.
Simulação da pressão
Alguns scanners apresentam a função de simulação da pressão que se passa pelos bicos injetores. É possível notar uma falha de desempenho se os cilindros não estão se movimentando de forma livre.
A simulação é feita baseando-se na quantidade em porcentagem que a pressão chega até os bicos injetores, o que a torna uma grande aliada para o diagnóstico do sistema.
Troca correta das peças
Apesar de existirem diversas marcas e modelos de válvulas reguladoras, deve-se prestar atenção para as suas corretas especificações, pois cada veículo possui um sistema diferente e com pressão de trabalho específica.
É possível adquirir tais componentes tanto de distribuidoras como Siemens e Delphi, assim como nas próprias concessionárias do automóvel, que estão cada vez mais proporcionando um melhor preço e menor tempo de entrega.
Capacitação e qualificação
Fazer cursos e especializações já passou a ser uma obrigação para quem quer ter uma experiência profissional completa no ramo automobilístico. O mercado está exigindo que cada vez mais o reparador esteja apto a resolver novos problemas e de forma mais dinâmica e moderna.
O ideal é contribuir para que a sua equipe esteja pronta e treinada para lidar com os mais diversos tipos de problemas nesse componente, para não ficar com o conhecimento defasado e, assim, conquistar cada vez mais clientes.