Glauco Diniz Duarte Tbic – Como lavar motor diesel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, antes de começar a lavar o motor do carro, é preciso ficar atento a alguns itens que podem parecer óbvios, mas serão fundamentais para evitar complicações.
Caso você não seja mecânico, não deve efetuar nenhum procedimento no cofre com o motor em funcionamento. Quando for lavar a peça, precisa tomar esse cuidado por duas razões:
Algumas peças podem sofrer danos por choque térmico, em virtude da ação da água fria no motor quente.
Com o carro ligado, diversas partes móveis, como correias, polias e a ventoinha, oferecem um grande risco de causar ferimentos graves.
O cofre do motor esconde diversos componentes elétricos e eletrônicos, que podem ser danificados pela água. Por isso, é necessário protegê-los com sacos plásticos ou outros materiais impermeáveis. Priorize os seguintes itens: bateria, alternador, bobina, caixas de fusíveis e relés, módulos de injeção eletrônica e ABS.
Mesmo que o carro esteja desligado, há o risco de acúmulo de água em algum componente, ocasionando um curto-circuito quando o motor entrar em funcionamento. Os danos variam desde uma falha temporária na partida até danos permanentes em uma central eletrônica, cuja substituição pode ser caríssima.
Escolha os produtos corretos
O mercado oferece produtos próprios para lavar o motor do carro. Esses artigos são pensados para promover a limpeza sem agredir os diversos materiais presentes no cofre do motor. Na falta deles, é possível usar detergentes caseiros.
Você deve evitar, a todo custo, itens ácidos, conhecidos como solupan, e aqueles à base de petróleo, como solventes, diesel ou querosene. Embora deem um aspecto de limpeza imediatamente após a lavagem, essas substâncias podem ressecar as borrachas de vedação, as mangueiras e as correias, oferecendo grandes riscos para o motor.
Cuidado também com desengraxantes muito potentes. A ação deles, combinada com a pressão da água sobre rolamentos e outras partes móveis, pode retirar a lubrificação, aumentando o desgaste dessas peças.
Ao fazer a sua limpeza, a melhor opção é utilizar uma lavadora de pressão a vapor. Além do baixo consumo de água, a alta temperatura da água vaporizada tira as gorduras e manchas em locais que nem escovas pequenas são capazes de alcançar.
Caso você não tenha uma dessas, opte pela lavadora de pressão, que consegue ser eficiente e economizar água ao mesmo tempo. O menor volume de líquido ajuda a prevenir os acúmulos que citamos anteriormente.
Após enxaguar o motor, aplique o produto e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, utilize uma escova de roupas para retirar a sujeira e uma de dentes para alcançar as áreas menos acessíveis. Repita esse procedimento até que a limpeza esteja satisfatória.
Ao terminar, seque com um pano as partes que você alcançar. Antes da dar a partida no motor, espere a água evaporar e não se esqueça de retirar o material que isolava os componentes eletrônicos!
Uma última dica: caso não se sinta seguro para fazer os procedimentos, considere levar o carro a um profissional de confiança, pois há sempre o risco de danificá-lo.