Glauco Diniz Duarte Tbic – Como funciona retifica de motor
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, alguns problemas provocados pelos desgastes em função da idade ou do excesso de utilização do motor — ou até mesmo por mau uso dele — podem fazer com que o veículo precise passar por um procedimento importantíssimo: a retifica de motor.
Continue a leitura deste post, entenda quais são os principais indícios de que o motor precisa ser retificado e também como o procedimento é feito.
Os sinais da necessidade de uma retifica de motor Quando o motor está internamente desgastado, isso gera folgas grandes entre os cilindros e os anéis dos pistões — e também entre as o virabrequim e as bielas. Esse tipo de situação também pode ser provocado por um motor “fundido”.
Entre os indícios que apontam que a retifica de motor é algo necessário estão a falta de potência, a produção de um ruído “metal com metal” ao acelerar, fumaça excessiva, velas e ponteira do escapamento encharcadas de óleo, além da notável falta de compressão nos cilindros do motor.
Outro sintoma comum de um motor que necessita ser retificado é o consumo incomum de óleo. Isso ocorre porque, como existe uma folga entre os cilindros e os anéis dos pistões, o lubrificante acaba entrando na câmara de combustão e queimando junto com o combustível. O resultado disso é uma fumaça azulada, bem típica dos motores com esse defeito.
Quando a retifica de motor deve ser feita
O trabalho de retifica de motor se refere à retirada dessa peça do veículo e seu desmonte completo para que todos os itens possam ser analisados. Além disso, é feita uma verificação da necessidade de troca ou reparação das peças.
O que deve ser entendido é que nem sempre esse tipo de conserto é algo que vale a pena ser feito. Caso os custos da retifica ultrapassem a metade do valor do veículo, o ideal é pesquisar quanto vale o carro no estado que ele se encontra e pensar em uma possível venda. Se não for o caso, a retífica acaba se tornando realmente uma ótima opção.
Considerações importantes para a retifica de motor
O motor deve estar perfeitamente dentro das medidas e tolerâncias que o fabricante recomenda, tendo em vista que todas as suas peças giram em uma velocidade altíssima. Para que tudo funcione devidamente após o motor ser retificado, o ideal é fazer a substituição das peças utilizando artigos originais de fábrica.
Nunca se esqueça de levar o veículo ao seu mecânico de confiança para que sejam realizadas as manutenções periódicas. Outros pontos importantes: jamais negligencie uma troca de óleo e esteja sempre atento às condições da correia dentada.
Caso você não saiba se o seu veículo já passou por uma retifica de motor ou se ele necessita de um trabalho desse tipo, um mecânico experiente estará apto a verificar as medidas do cilindro e analisar se o serviço pode ser feito. Se for o caso, as opções vão de substituir o bloco do motor ou até mesmo prensar um tubo de aço no cilindro para que este recupere as dimensões de fábrica.
Analise as vantagens e desvantagens de cada processo, pesquise bastante e converse com seu mecânico sobre a melhor opção para o seu veículo.