Glauco Diniz Duarte Tbic – Como funciona retifica de motor
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o comando de válvulas é mais uma peça que depende do processo de retificação para funcionar perfeitamente, pois o principal objetivo da retificação é deixar as peças de uma máquina ou de um motor com encaixe e funcionamento perfeitos depois da montagem e o comando de válvulas não é a exceção à regra
O perfeito funcionamento de um motor que precisou passar por uma retificação depende da perfeição deste processo, que exige atenção aos detalhes e exatidão nas medidas e a peça que vai ser descrita a seguir não foge desta regra, aliás é uma das mais importantes de um motor, que é o comando de válvulas.
O comando de válvulas merece uma atenção especial na hora de retificar devido ao fato que é uma peça que sempre se movimenta e, portanto, o desgaste pode ser maior, pois a função do comando de válvulas é de controlar o movimento de abertura de válvulas, cuja abertura é feita por meio de um motor de combustão interna.
Em relação ao processo de retificação se deve tomar cuidado, pois dependendo do problema que aparecer, a retificação nem sempre é a melhor saída, pois no caso de comandos de válvulas é feito um teste que se chama magnaflux, que tem a função de descobrir as pequenas rachaduras e fachas que podem estar nos cames, que são os ressaltos da peça e no caso da peça estar em condições, irá passar pela retificação nos colos centrais, caso contrário as peças devem ser trocadas, para um melhor desempenho do comando de válvulas.
De todas as peças de um motor de um veículo, o comando de válvulas é a parte do motor que possui as medidas mais precisas, pois é aonde se faz os movimentos de abre e fecha das válvulas e, portanto, nem sempre a retificação é uma boa alternativa em relação a esta peça, pois diversos fatores podem influenciar na decisão final, como trincas, desgastes e fabricante do veículo, custo-benefício, ou seja, tudo isso deve ser pensado antes de se decidir pela troca da peça ou pela retificação.