Glauco Diniz Duarte Tbic – Como funciona retifica de motor
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, na hora de trocar de carro, você tem sempre a expectativa de pegar um veículo mais novo e que demore muito tempo a apresentar problemas ou a necessitar de ajustes. Atualmente, o mercado está cheio de opções, para todos os gostos e para todos os bolsos.
O que aconteceria se você, entre as suas pesquisas, encontrasse o modelo dos seus sonhos, por um excelente preço, mas descobrisse que o motor do automóvel tivesse passado por uma retífica? Você acharia arriscado demais fazer essa aquisição? Ou existe alguma maneira de ter certeza que a retífica do motor foi bem feita e não vai acusar problemas? Confira o nosso artigo!
Descubra as razões que causaram o problema
A primeira medida a ser tomada é tentar verificar por que o motor bateu ou fundiu. Isso vai ajudar a determinar os componentes que foram mais atingidos.
Se, por exemplo, a causa foi a falta de lubrificação, provavelmente as peças que apresentaram problemas e foram trocadas ou consertadas foram os pistões, os anéis de segmento e o virabrequim. Caso a máquina tenha superaquecido, pode ter ocorrido um simples empeno do cabeçote, ou coisa muito pior!
Vale a pena solicitar à empresa que desempenhou o serviço de retífica, caso a compra esteja sendo feita diretamente com uma pessoa física, ou à loja revendedora do automóvel usado para que se possa ver uma relação com a descrição do serviço e das peças substituídas. Assim, você poderá calcular a real dimensão das avarias ocasionadas ao motor e acercar-se de mais dados para ajudá-lo em sua decisão de compra.
Faça uma inspeção do motor, a fim de verificar as suas condições gerais. Caso você não tenha conhecimentos para isso, conte com a ajuda de um mecânico de sua confiança.
De toda a sorte, a máquina não pode ter vazamentos de óleo ou de água em suas juntas ou em seus acoplamentos. O motor ligado não pode apresentar falhas nem trancos, sobretudo na marcha lenta. Ainda, verifique o consumo de óleo e se existe excesso de fumaça saindo pelo sistema de escapamento.
Verifique a procedência do carro
Um dos maiores temores ao lidar com um carro que teve o seu motor retificado é descobrir, mais tarde, que ele foi fruto de um acidente gravíssimo, que veio de um furto ou de um roubo, de sorte que tenha sido desmontado e teve as peças de pior qualidade colocadas em seu lugar. Um recurso de ótimo nível para se proteger disso é fazer uma consulta veicular, não só para descobrir tudo sobre o automóvel, mas também para saber se ele pode ser legalmente vendido.
A maioria das pessoas que descobre que o motor de um carro que está à venda foi modificado ou aberto fica, e com razão, cheia de dúvidas para fechar um negócio. Isso ocorre porque se perde um pouco a confiança no bom funcionamento da mecânica do veículo, que poderá esconder transtornos insolúveis para o novo proprietário, de modo que a retífica possa ter sido um mero paliativo.
Contudo, é possível afirmar que os serviços de retífica atuais estão progressivamente mais confiáveis e mais seguros. O que é imprescindível ser feito é descobrir a razão que determinou a necessidade de fazer esse reparo, certificar a qualidade da retífica e distinguir se o carro está legalizado para ser vendido.