Glauco Diniz Duarte Tbic – Quando fazer retifica de motor
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, nos últimos tempos os carros têm sido alvo de vários avanços por parte da maioria dos fabricantes, que motivados pelas mais diversas normas se veem obrigados a começar a alterar algumas coisas nos carros.
Ou seja, nos modelos recentes às peças estão muito melhores, como por exemplo:
Cilindros
Brunimento
Camisas
Cabeças dos pistões
Justamente por isso, acaba sendo muito difícil ver um carro mais novo passando por um processo de retífica. Isso geralmente só acontece por causa de algum descuido do proprietário.
Mesmo assim, em alguns casos, ela pode ser necessária, seja pelo descuido com os carros novos ou pelo desgaste do tempo e do uso em motores velhos.
Nesse caso, é muito importante que você entenda muito bem esse assunto, afinal de contas, quando chegar o seu momento de fazer esse processo é preciso saber perfeitamente o que se irá fazer!
Confira:
O QUE É RETÍFICA DE MOTORES?
Falando de forma bem simples, a retífica do motor é um processo onde ocorre a manutenção do motor, com o principal objetivo de reparar os pequenos danos existentes causados pelo uso.
A grande razão de se fazer isso está no fato de que o processo de retífica irá prolongar a vida útil desse motor.
Para ajudar a ficar ainda mais claro, pode-se dizer que retificar um motor significa remontar um motor completamente para deixá-lo com às condições adequadas ao uso, como ele estava no momento “0”.
O processo é feito por meio de máquinas (tornos, fresas, plainas, retificadoras), que permitam a precisão adequada.
Bem, é preciso ter muita consciência sobre o ato de fazer o serviço de retífica ou não.
Isso dependerá muito da condição que o motor possui. Em alguns casos, isso valerá a pena financeiramente, em outros não.
Cabe a você definir isso com clareza para conseguir ver o que é mais interessante para você e para o seu bolso.
O ideal é que você leve o seu carro em um mecânico de confiança para que ele possa fazer uma boa análise e te ajudar nesse processo todo.
COMO É FEITA A RETÍFICA DE MOTORES?
Todas às peças de um motor devem ter uma medida e uma tolerância exata. Justamente por esse motivo elas precisam obrigatoriamente ser originais dos fabricantes de veículos. Ou seja, não há espaço para usar algo diferente e mais barato.
No processo de retífica, são usadas às peças reaproveitadas para deixar seu motor novamente em bom estado, além de uma completa limpeza de resíduos, usinagem, montagem e regulagem!
Em alguns casos pode acabar acontecendo de só ser necessária retífica da parte de baixo do motor, ou talvez só da parte de cima.
É difícil (impossível) afirmar qual vai ser o seu caso, pois isso tudo é muito improvável. Contudo, o que realmente importa é que você saiba observar isso e lembre-se disso no momento de fazer a sua retífica.
Geralmente ela é feita depois de 200 mil km rodados, mas isso não é uma regra. Pode acontecer tanto antes como depois.
Fique atento, pois se o custo do serviço for maior do que a metade do valor do veículo não vale a pena fazer. Lembre-se sempre disso também.
QUANDO O MOTOR PRECISA SER RETIFICADO?
Seu carro pode apresentar alguns sinais de que o motor está precisando de ajustes. Fique atento a esses indícios:
O escapamento do seu carro emite muita fumaça de cor azulada
Se isso acontecer, é bem provável que algo esteja muito errado com o motor do seu carro.
Isso já é motivo suficiente para que você procure um profissional especializado que possa te dar todo o suporte.
Existe óleo vazando no escapamento
Se existe óleo vazando na região do escapamento, significa que algo está muito errado com o motor do seu carro, afinal de contas, isso não deveria acontecer normalmente.
Novamente, se você perceber isso, vá procurar ajuda.
O nível do óleo diminui rapidamente no reservatório
Quando isso acontece você pode ter a mais absoluta certeza de que algo está muito errado com o seu motor.
Claro, não é motivo de desespero, mas o ideal é que você dê uma olhadinha.
Você abastece e o combustível não rende
O seu motor provavelmente já está com dificuldade para trabalhar e acaba consumindo muito mais combustível do que deveria.
Se você perceber que isso está acontecendo, vá ver o que é com alguém da sua confiança.
Para que isso não passe batido, fique sempre muito atento ao indicador de combustível.
Agora que você já sabe o que é a retífica de motores e quando deve fazer, tenho certeza que não terá mais problemas para identificar o momento de fazê-la ou não.