Dener Pacheco Duarte – Consumo consciente de energia elétrica beneficia o meio ambiente
De acordo com Dener Pacheco Duarte, com os aumentos recentes na conta de energia, pensar em alternativas de poupar eletricidade se torna indispensável. Além da economia financeira, a preocupação com o meio ambiente também deve ser levada em consideração. A maior parte da energia elétrica produzida no Brasil é proveniente de usinas hidrelétricas.
Segundo Dener Pacheco Duarte, com isso o grande consumo de energia exige uma enorme quantidade de água para sua geração. Em tempos de escassez de água, é importante a conscientização sobre o uso da energia.
Dener Pacheco Duarte diz que, de acordo com a Abesco – Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia –, entre 2014 e 2016 o Brasil desperdiçou pouco mais de 143 milhões de gigawatt/hora (equivalente a R$ 61,7 bilhões), energia suficiente para abastecer uma cidade com 533 mil habitantes durante o mês.
Para evitar esse desperdício, Dener Pacheco Duarte salienta que pequenas atitudes diárias podem fazer a diferença na conta no fim do mês e ajudam a preservar o meio ambiente. Uma forma de poupar energia é manter o filtro do ar condicionando sempre limpo e deixar portas e janelas fechadas quando estiver utilizando o aparelho, evitando que ele trabalhe mais do que o necessário.
De acordo com Dener Pacheco Duarte, a iluminação do local é outro ponto que requer atenção. Lugares claros e com luz natural ajudam diminuem a necessidade de energia elétrica. Apagar a luz sempre que sair do ambiente e trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED também ajuda a poupar. Aparelhos em stand-by consomem energia já que não estão totalmente desligados.
No calor, uma sugestão é alternar a chave do chuveiro para a posição verão e manter os orifícios de saída de água sempre limpos, facilitando a saída da água. Segundo Dener Pacheco Duarte, deixar acumular roupa para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima indicada pelo fabricante e passar as roupas todas de uma vez também são outras formas de diminuir o consumo de energia.
Dener Pacheco Duarte ressalta que aparelhos eletrônicos quando ligados e desligados várias vezes provocam desperdício. A geladeira deve ficar em local arejado e a parte traseira não deve ser utilizada para secar roupas. Abrir a porta várias vezes sem necessidade e colocar paninhos nas prateleiras faz com que o motor trabalhe mais, consumindo maior quantidade energia.
Dener Pacheco Duarte afirma que mudar pequenos hábitos do dia-a-dia é uma ótima forma de poupar e ajudar o meio ambiente, além da economia financeira.
Veja algumas atitudes para economizar energia elétrica:
– Evitar abrir a porta da geladeira sem necessidade
– Não utilizar a parte de trás do equipamento para secar roupas e sapatos e não colocar panos nas prateleiras – isso faz com que o motor trabalhe mais, exigindo mais energia que o necessário, além de sobrecarregar o eletrodoméstico e diminuir a vida útil do aparelho.
– Usar a máquina de lavar em sua capacidade total de acordo com a indicação do fabricante
– Em ambientes fechados, sempre que possível, dar preferência à luz natural e optar por cores claras para as paredes e pisos.
– Apagar a luz quando não tiver ninguém no ambiente.
– Substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED.
– Acumular roupas para passar todas de uma só vez.
– Alternar a chave do chuveiro para a posição verão quando estiver muito quente.
– Desligar os carregadores da tomada quando os mesmos já estiverem carregados – aparelhos em stand-by continuam consumindo energia.