Glauco Diniz Duarte Tbic – Porque retificar cabeçote do motor
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, conhecida também como junta da colaça ou junta de cúpula, a junta do cabeçote é o revestimento que une o bloco do motor com o próprio cabeçote. A peça garante uma vedação completa entre as duas partes e evita o escape de líquidos e combustão.
Para que a junta do cabeçote funcione da melhor maneira possível, o material da peça precisa estar em condições ideais de impedir a penetração da mistura gasosa, da água ou do óleo nos circuitos adjacentes. Se por algum acaso houver problemas na junta, é necessário que você a repare o quanto antes, pois o carro começa a ficar prejudicado, apresentando alguns sintomas de que a peça está queimada ou mesmo quebrada.
As juntas do cabeçote mais antigas eram formadas por papel grosso passado com óleo grafitado. Após certa evolução, a junta do cabeçote foi substituída por uma composição de outras duas folhas de cobre, as quais contavam com amianto no seu interior.
Mas, com a proibição do uso do amianto na Europa – e em muitos países espalhados pelo mundo – as juntas mais antigas com esse tipo de formação estão desaparecendo e dando lugar às mais novas e com outro tipo de fabricação. A junta do cabeçote atual, por exemplo, é geralmente feita de cartões específicos grafitados, além de receberem um reforço de uma camada interior em aço, cobre ou de múltiplas folhas de aço, que dão mais resistência e segurança à peça.
Quanto tempo dura a junta do cabeçote?
A junta do cabeçote é desenvolvida para durar toda a vida útil do motor, porém isso pode não acontecer. Por isso é importante que você consiga identificar problemas nessa peça e levar o carro para assistência sempre que necessário.
Como identificar se a junta do cabeçote está com problema?
Identificar alguns problemas na junta do cabeçote pode ser tarefa complicada para alguns, mas quando ela está queimada, os sinais são simples e o motorista precisa agir o quanto antes para reparar esse problema, de modo que não fique na mão com seu veículo. Problemas na junta do cabeçote podem ser tão graves quanto problemas no coxim do motor ou mesmo na caixa de direção.
Os sintomas apresentados pela junta do cabeçote quando ela está queimada são muito simples de serem identificados. Confira abaixo:
Quando o motor começa a sofrer com sobreaquecimento, é um dos indícios mais fortes de que a peça está queimada e precisa de reparo.
Se houver a necessidade de fazer a adição do líquido de arrefecimento com frequência, pode ser que a junta do cabeçote esteja queimada. Isso pode ser um problema de vazamento, mas se não há sinais visíveis, outros problemas podem causar a queima da junta do cabeçote.
A falha do motor, citada anteriormente, pode ser um sintoma da junta do cabeçote queimada, ainda mais se houver vazamento de água no cilindro.
Note se há um escape excessivo de fumaça, pois isso acontece, em geral, quando o líquido de arrefecimento derrama nos cilindros e fica sendo queimado, causando a fumaça, que na verdade é um processo de combustão que cria vapor, mas aos olhos de qualquer pessoa, parece fumaça saindo do escape.
Se você percebeu qualquer tipo de problema, acredite: a sua junta do cabeçote pode estar com os dias contados, e você precisa levar o seu carro em um mecânico de confiança o quanto antes.
Como saber se a junta do cabeçote está queimada?
Há algumas maneiras de certificar-se desse problema, mas usar um testador de vazamento de combustão é o mais indicado é o que mais garante certeza no diagnóstico. Este testador é um dispositivo que detecta gases de escape de líquido de arrefecimento e consegue lhe passar com precisão qualquer problema que a junta do cabeçote possa apresentar.
O funcionamento do testador se dá, basicamente, em uma peça que se encaixa no radiador, lembrando sempre de estar com a tampa do radiador fechada. Após isso, é preenchido com um líquido azul para iniciar-se o teste.
Você então pode dar a partida no carro e deixar funcionar por alguns minutos. Se o fluido colocado ficar amarelo, então você tem um bom indicativo de um problema na junta do cabeçote.
Posso andar com a junta do cabeçote queimada?
Não, você só deve andar com a junta do cabeçote queimada se for uma emergência. Caso você continue andando com ela em más condições o defeito vai se agravando e acaba atingindo diretamente o motor do veículo.
Em casos mais graves, a falta de manutenção nessa peça pode levar ao travamento do motor. Se seu carro apresenta problemas, procure ajuda especializada o mais rápido possível.
Quando queima a junta do cabeçote tem que fazer retífica?
Depende da extensão do dano. Em caso de superaquecimento, se o carro for rapidamente desligado e rebocado para um oficina é provável que seja necessário apenas trocar a junta. É importante destacar que apesar de algo simples, existe todo um processo envolvido nessa troca e seu custo gira a partir de R$ 150,00.
Agora é que vem o problema: se você demorar para perceber o superaquecimento ou demorar para corrigi-lo, a junta queimada pode gerar sérios danos ao cabeçote e ao motor. Esses problemas inclusive podem levar a danos intensos e ao travamento do motor, o que pode significar que você terá de fazer retífica.
Qual o preço da troca da junta do cabeçote queimada?
Após identificar o problema, é necessário realizar a troca da junta do cabeçote por uma peça nova, que não deve ser recondicionada, com o perigo de quebrar ou rachar muito rapidamente.
Com relação aos preços da peça, o valor médio da junta do cabeçote varia entre R$150 a R$400, mas pode atingir valores bem superiores se o seu carro for importado, como um Audi A3, 2.0 16 válvulas, cuja peça supera os R$2.000.
Nestes casos, vale incluir também a mão de obra de um especialista no assunto, afinal, você não pode levar o seu carro em qualquer lugar para arrumar um problema tão delicado. Pode parecer um problema pequeno para alguns, mas como a junta do cabeçote está ligada diretamente ao motor, o quanto antes ela for arrumada, melhor ficará o carro.
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Dra. Flávia Freitas é Dermatologista a mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
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SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
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Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
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Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
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Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
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Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
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Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
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Colocar links para outros clientes nas doorways.
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Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.