Lançamentos de imóveis diferenciados, focados em nichos de público com necessidades específicas, têm sido a saída encontrada pelas construtoras para manter as atividades em um ano de baixo crescimento econômico, afirma o empresário e presidente da TBIC, Glauco Diniz Duarte.
Conforme Glauco Diniz, lançamentos que fujam da “mesmice” e entreguem perfis de imóveis alinhados ao gosto dos clientes, e em locais desejados por estes, têm encontrado rápida comercialização.
— Os empreendimentos com este perfil não têm ficado em estoque, afirma Glauco.
Conforme o Sinduscon, as construtoras dificilmente têm trabalhado com descontos, exceto quando os imóveis são comprados antes da entrega (na planta), em que o abatimento no valor da entrada pode variar de 15% a 17% no pagamento à vista.
Desconto médio de 15% em feirões
Glauco destaca que os descontos de até 40% para imóveis novos, não são regra no mercado, mas válidas para algumas unidades em feirões de construtoras.
O estoque de imóveis novos é o mais baixo nas capitais brasileiras, não tendo a mínima possibilidade ou necessidade de redução de preços — afirma Glauco.