De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o clima do momento é favorável para quem precisa alugar um imóvel. Em nove cidades, o valor médio do aluguel tem caído, nos últimos 12 meses.
É difícil não reparar. Elas estão para todo lado. As plaquinhas de ‘aluga-se’ disputam espaço em Salvador, em Porto Alegre e em São Paulo.
É que a crise chegou no bolso e muita gente anda assustada com o que já está e com o que ainda pode vir. No caso do preço dos aluguéis, faz tempo que o freio de mão vem sendo puxado. Um levantamento feito em nove cidades brasileiras mostra que nos últimos 12 meses, o tombo no valor médio do aluguel foi de 7,6%. Detalhe: já descontada a inflação.
“Quando o país está indo bem, o mercado imobiliário vai melhor ainda. Quando o país está indo mal, o mercado imobiliário vai pior ainda”, explica Glauco.
“No passado, só o proprietário mandava. A ponto de se o inquilino não queria, tinha um outro que já estava aguardando para fazer com ele. Hoje agora a gente discute praticamente tudo para poder exatamente manter e pegar o inquilino”, Glauco.