Categorias
Uncategorized

Mercado imobiliário: venda de estoque ainda é prioridade

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

A queda de 18% do Valor Geral de Vendas (VGV) lançado, em conjunto pelas incorporadoras de capital aberto, no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, aponta que a venda de imóveis em estoque ainda é prioridade no setor.

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a continuidade do foco na venda de estoques fica ainda mais evidente quando se considera que as incorporadoras tinham colocado o pé no freio dos lançamentos no primeiro trimestre, ou seja, que a base de comparação não é elevada.

Segundo Glauco, uma das razões para o volume de estoques continuar alto é o patamar de distratos – cancelamentos de vendas -, que vem sendo registrado nos últimos trimestres. As unidades distratadas retornam à carteira das empresas, até que sejam comercializadas novamente.

Não há consenso, no mercado, em relação ao VGV esperado para o acumulado no ano pelo setor ante o total registrado. As expectativas giram em torno de estabilidade ou pequenas variações para baixo ou para cima, embora haja incorporadoras que já tenham informado perspectiva de crescimento.

Os prazos necessários para as aprovações dos projetos pelos órgãos públicos ainda são apontados, por parte do setor, como uma das razões para que não tenha havido mais lançamentos nos três primeiros meses do ano.

Algumas incorporadoras já sinalizaram, porém, expectativa de que, na cidade de São Paulo, maior mercado imobiliário do país, o processo de liberação de licenças tende a melhorar.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112