Categorias
Uncategorized

Bolha imobiliária no Brasil está desinflando sem estourar

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

A bolha no mercado imobiliário residencial do Brasil pode desinchar lentamente, e não estourar, diz o empresário Glauco Diniz Duarte.

Os preços estão se estabilizando neste ano, subindo a um ritmo que é cerca de um terço do de 2011, quando as construtoras ofereciam residências com data de entrega para agora.

Os investidores de curto prazo e alguns clientes individuais estão perdendo interesse nesses negócios.
“Hoje nós estamos vivendo um momento de excesso de entrega, então há uma acomodação do mercado”, diz Glauco.

“É um negócio de risco. As pessoas, para entrarem nesse risco, precisam vislumbrar um ganho elevado, então tendem a sair”.

O ajuste no mercado pode ser uma boa notícia para os compradores de casas e apartamentos para morar e para as construtoras, mesmo depois que um relatório do governo mostrou que a economia do Brasil entrou em recessão no primeiro semestre do ano.

Os apartamentos estão se tornando mais acessíveis em um momento em que as construtoras oferecem descontos.

Limpar o estoque das unidades de baixa margem de lucro deve aumentar o fluxo de caixa, abrindo caminho para vendas de imóveis mais lucrativos, disse Diniz.

A demanda habitacional não satisfeita e um acesso mais amplo aos empréstimos irão assegurar que os compradores permaneçam no mercado, diz Glauco.

A diminuição de investidores especulativos de curto prazo manterá os preços mais acessíveis para compradores de longo prazo e individuais, disse ele.

Nós esperamos que os preços “subam com a inflação”, disse Glauco. “O crédito continua firme e forte com os bancos querendo cada vez mais financiar os clientes”.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112